terça-feira - 30/04/2024

Vereador eleito em Goiatuba denunciado por compra de votos

Dr. Pedro foi eleito pelo MDB com 583 votos.


O Ministério Público Eleitoral propôs ação de investigação judicial eleitoral contra o vereador eleito em Goiatuba Pedro Henrique Rodrigues da Silva, conhecido como Dr. Pedro (MDB), por abuso do poder econômico, consistente na compra de votos. Os fatos foram apurados no âmbito da Operação Voto Limpo, deflagrada pelo MP Eleitoral.

Na ação, proposta pelo promotor eleitoral Rômulo Corrêa de Paula, é pedida a condenação do réu nas sanções do artigo 41-A da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), especialmente na pena de multa de 50 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufirs), cassação do registro ou do diploma, bem como seja decretada sua inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à de 2020.

Conforme destacado por Rômulo Corrêa de Paula, as testemunhas inquiridas no Procedimento Preparatório Eleitoral nº 202000404262, bem como os documentos e arquivos juntados aos autos, deixam claro que o réu Pedro Henrique, candidato eleito ao cargo de vereador por Goiatuba, doou, ofereceu, prometeu e entregou a diversos eleitores, com o fim de obter-lhes o voto, vantagem econômica, consistente na quantia de R$ 100,00. Além disso, ele também efetuou o pagamento de R$ 50,00 por semana a eleitores que aceitaram afixar em seus veículos o adesivo da sua campanha.

Duas pessoas que se apresentaram ao promotor alegando terem sido contratadas pelo candidato para efetuarem a compra de votos apresentaram diversos documentos, áudios e arquivos que comprovaram tal afirmação, como listas manuscritas com nomes de eleitores cooptados e até mesmo os comprovantes de votação de eleitores.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img