Plural Notícias traça um panorama dos possíveis candidatos a deputado estadual e federal que disputarão o voto dos itumbiarenses. Não é uma lista exauriente, afinal muitas mudanças ainda podem acontecer e novos atores podem surgir no tabuleiro político. Com as mudanças na legislação eleitoral, limitando o número de candidatos e exigindo melhor desempenho nas urnas para ser eleito, a tendência é de redução de candidaturas.
Álvaro Guimarães
Deputado estadual no sétimo mandato, Álvaro Guimarães (União Brasil) é considerado favorito. Os adversários dizem que sua fraqueza é o “teto baixo” em Itumbiara, mas impulsionado pelo apoio do prefeito Dione Araújo e as obras do governo estadual em Itumbiara, como o Hospital São Marcos e Av. Modesto de Carvalho, pode dobrar sua votação na cidade. Na região, ganhou musculatura e deve contar com apoio de até 20 prefeitos na sua campanha à reeleição. Aliados falam que deve ter entre 35 a 40 mil votos. Fará dobradinha em Itumbiara com José Nelto (Podemos).
Gugu Nader
Ex-vice-prefeito e ex-vereador, Gugu Nader (a caminho do PL) saiu da última eleição para prefeito com 14 mil votos em Itumbiara. Vai disputar sua quarta eleição consecutiva para deputado estadual e aliados acreditam que será o mais votado novamente na cidade. Porém, o calcanhar de aquiles continua sendo o desempenho fora, fundamental para ter sucesso numa eleição estadual. De 2004 para cá, disputou todas as eleições, sempre bem votado. Fará dobradinha com Magda Mofatto (PL).
Neto Karfan
Atual presidente da Câmara, Neto Karfan (Solidariedade) é um político em ascensão. Foi o quinto mais votado em 2016 na eleição da Câmara. Em 2018, disputou eleição para deputado estadual e recebeu mais de 8 mil votos, sendo a metade conquistados fora de Itumbiara. Em 2020, foi o terceiro mais votado para vereador e eleito presidente da Câmara, faz uma gestão bem avaliada. Ainda não manifestou publicamente sobre candidatura. Se não for, deve apoiar Álvaro Guimarães.
Daniel Borges
Vereador por dois mandatos, Daniel Borges (PSD) foi eleito vice-prefeito na chapa com Dione Araújo. Presidiu a FUNSOL, mas deixou o posto para dedicar à carreira como cantor gospel, onde tem percorrido o Estado fazendo trabalho de evangelização. Se tiver apoio da Igreja Fonte da Vida, do apóstolo César Augusto, vai entrar na disputa. A igreja está presente em mais de 100 municípios do Estado e tem muita força. Para federal, vai apoiar Fábio Sousa, que tentará o retorno à Câmara dos Deputados.
Dr. Rogério Rezende
Com 11 mil votos recebidos na campanha de prefeito, é um nome lembrado naturalmente para concorrer a deputado estadual. Há rumores de um acordo para apoiar Gugu Nader, que envolveria também 2024, mas não foi confirmado oficialmente. Até hoje, disputou duas eleições: vereador (2016) e prefeito (2020) com 50% de aproveitamento. Em 2018, cogitou candidatura a deputado federal, mas recuou na última hora e apoiou Zé Mário Schreiner (DEM). Tem ligação com Glaustin da Fokus (PSC).
Dr. José Orestes
Vereador mais votado da história de Itumbiara, o médico Dr. José Orestes tem reiterado que não vai disputar eleição em 2022. Mas o Progressistas gostaria muito de vê-lo disputando uma vaga na Assembleia e enxerga nele um futuro promissor na política. É qualitativo, atuante e já mostrou que é bom de voto. Mas sua principal preocupação é fazer o jogo de grupo em favor da cidade. É um dos principais aliados do prefeito Dione Araújo e neste sentido deve apoiar a reeleição de Álvaro Guimarães.
José Nelto
Nas eleições de 2018, José Nelto (Podemos) não fez campanha em Itumbiara e recebeu apenas 40 votos. Mas nos últimos três anos, se tornou o parlamentar que mais trouxe recursos para a cidade e já contabiliza mais de R$ 15 milhões em emendas e convênios junto ao governo federal. É muito alinhado com o prefeito Dione Araújo e hoje o representante oficial do município na Câmara dos Deputados. Dione vai apoiar sua reeleição e deve ser o mais votado no município, dada a força política do prefeito e o reconhecimento da população ao seu trabalho em Brasília.
Zé Antônio
Último colocado na disputa para prefeito em 2020, quando tentou a reeleição, Zé Antônio foi indicado secretário na Prefeitura de Goiânia pelo seu partido, o Republicanos e se tornou mais conhecido na capital e região metropolitana. Tem pregado que será candidato a deputado federal, numa chapa que está sendo montada para eleger Jefferson Rodrigues e mais um. Se João Campos não for para o Senado e buscar a reeleição, é provável que Zé Antônio seja candidato a deputado estadual.
Jovair Arantes
Jovair Arantes foi o representante oficial de Itumbiara na Câmara dos Deputados entre 2006 a 2018, graças ao apoio político e parceria com o ex-prefeito Zé Gomes e a continuidade com Chico Balla e Zé Antônio. Não foi reeleito na última eleição e recebeu apenas 15% dos votos (em 2010, chegou a 50%). Mas tem trabalho e obras na cidade e já anunciou que será candidato novamente, ainda que sem o respaldo político das principais lideranças da cidade. Está filiado no MDB mas deve mudar de legenda.
Professor Alfredo
Após sair das urnas em 2020 com 27% dos votos (foi candidato a vice-prefeito na chapa com Gugu Nader), Professor Alfredo (MDB) deu declarações de que seria candidato a deputado federal. A hipótese perdeu forças nos últimos meses e Alfredo tem manifestado desinteresse pela política e mais envolvido com os negócios de sua faculdade. Mas continua sendo um nome bem posicionado e respeitado. É certo que irá participar do pleito, seja como candidato ou apoiando alguém. Tem interesse em 2024.
Liliane Costa
A vereadora é uma das apostas do PRTB, porque além de ser mulher, é boa de voto e tem discurso. O PRTB precisa de seis mulheres para compor a chapa com 18 nomes e Liliane é a melhor posicionada na legenda, por isso o partido vai pressioná-la para que entre na disputa. Se não for candidata, deve apoiar um nome do partido ou o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC). Para deputado estadual, Liliane está apalavrada com a reeleição de Charles Bento (PRTB).
Magda Mofatto
Magda Mofatto (PL) nunca teve um bom desempenho nas urnas em Itumbiara. Em 2018, recebeu apenas 482 votos na cidade. Para efeito de comparação, em Panamá, que tem 3% da população de Itumbiara, ela recebeu 547 votos. Mas pode passar de figurante a candidata a protagonista, caso confirme a dobradinha com Gugu Nader, que deve filiar no PL. Magda é conhecida por fazer campanhas com muita estrutura e dinheiro e o PL terá muitos recursos do fundão eleitoral.