quinta-feira - 18/04/2024

5º BPM inaugura 1ª Base Comunitária na Praça do Maçom

Em evento marcado pela participação expressiva de moradores das imediações da Praça do Maçom, na Avenida Beira Rio, o comandante do 5º BPM, major Wellington Monteiro, inaugurou no último dia 04 de abril a 1ª Base Comunitária da Polícia Militar, construída através de uma parceria entre a PM e a sociedade, através do Condomínio Brisas e moradores de prédios próximos, como El Greco, River View e ainda residências na região central. O município autorizou a instalação e colaborou com o rebaixamento das calçadas, sinalização e melhoria na iluminação.
A entrega da base comunitária contou com a presença da Banda Municipal Santa Rita de Cássia e ainda representantes das lojas maçônicas, empresários e o procurador Geral do Município, Mauro Luís. O Condomínio Brisas, através de José Carlos Vieira Carmo, “Carlinho Mariano” e o síndico Bruno Franco de Andrade Resende, foi o grande parceiro do projeto, doando a estrutura para montagem da base e instalação das placas sobre proibição de som automotivo, que era a principal reclamação dos moradores, já que o local vinha sendo utilizado nas madrugadas para arruaças e uso de som automotivo em volume alto.
PROJETO PILOTO- Major Wellington informou que a base comunitária na praça é a primeira de quatro que serão construídas na cidade. Ele ressaltou que a escolha da Praça do Maçom se deu por fatores estratégicos, como o grande fluxo de pessoas nas proximidades da Av. Beira Rio, a necessidade da presença ostensiva e preventiva naquela região e o envolvimento da comunidade, que abraçou o projeto, tornando possível sua realização, através de parceria e envolvimento. Com a base, uma viatura com dois ou mais policiais estará presente frequentemente no local, principalmente nos finais de semana. Em discurso, o comandante lembrou que uma de suas primeiras ações no 5º BPM, foi buscar derrubar o “muro” que separa a PM da sociedade e destacou os números positivos no primeiro trimestre de 2019, com mais de 40 foragidos recapturados, 38 veículos recuperados (de um total de 46 furtos/roubos registrados), abordagens, prisões e apreensões de armas, drogas e uma redução acentuada nas ocorrências de crime. Ele parabenizou efusivamente a tropa pelos resultados alcançados.
O empresário Fabrício Borges assinalou o espírito do policiamento comunitário que está sendo implantado pelo comandante, traduzindo em maior segurança para a comunidade. O médico José Orestes Guimarães, que falou em nome dos moradores, observou que a segurança pública é um direito do cidadão, mas ao mesmo tempo uma responsabilidade de todos, que pode ser compartilhada entre o Estado e a sociedade. Qualquer cidadão pode e deve congregar esforços junto às forças de segurança para buscar o bem estar coletivo. Ele parabenizou o major Wellington pela iniciativa com a base comunitária e os soldados do 5º BPM pelos resultados apresentados pelo comandante na segurança em Itumbiara, trabalhando na construção de uma cidade pacífica, ordeira e segura, inaugurando uma parceria efetiva entre PM e sociedade.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img